(barulho de quem está tirando o pó)
cof cof cof

depois de muito tempo tenho um pensamento que vale a pena ser socializado, as idéias andavam meio fracas ultimamente, muito cansaço e coisas acontecendo, mas o marasmo continua o de sempre, sem grandes emoções ou sensações (minhas) para cuspir. não que as coisas não estejam acontecendo aí fora, muita coisa boa, ruim, principalmente muito ruim está acontecendo, mas só o que me atormenta vale a pena ser despejado em forma de palavras.

na realidade é um pensamento que me atormentou quando da morte do Saramago, e hoje ele voltou. ao saber que o escritor português morreu, meus olhos se encheram de lágrimas, mas não foi pela morte dele em si, afinal, não era meu conhecido e geralmente não me sensibilizo com a morte das pessoas que não estão ao meu redor.

mas o que me entristeceu foi perceber que não é apenas Saramago quem morre, mas as suas idéias, as suas palavras, os seus escritos, não sou a maior conhecedora de suas façanhas, mas tenho interesse em aprofundar o conhecimento sobre elas, porque sempre que leio algo dele é inteligente, forte e cheio de convicção.

comecei a pensar então em grandes nomes que, como Saramago, colocam a sua cara a tapa, manifestam a sua idéia, pensam além, que tenham aquilo que eu procuro nas pessoas, o pensar além, o ver além do que os olhos permitem enxergar.

mas e quem são mais esses que isso fazem? Galeano, Allende, Chomsky, ainda temos eles, e outros, mas por pouco tempo, são pessoas que, como Saramago, não vão viver para sempre, já passaram dos 60 faz tempo, infelizmente.

e das gerações mais novas? quem tem idéias libertárias, nos instiga? quem? quero nomes, quero saber dos escritores, pensadores, qualquer um que faça algo novo, que ouse, forço minha mente, mas não aparece ninguém...

e depois que todos eles se forem, quem sobrará, o que será de nós, com o advento da internet (adoro essa palavra ADVENTO - vento, convento, advento) qualquer um ou muitos podem escrever, popularizar as suas idéias, mas não vejo nenhum que se destaca, desatrelado de ideologias partidárias. Isso me preocupa deveras, ou me diga alguém com menos de 50 anos que pode susbstituir esses grandes pensadores.

Postagens mais visitadas deste blog

Porto Alegre - Laguna (Santa Catarina) parte 1

Porto Alegre - Uruguaiana rumo à Córdoba (Argentina) - parte 3