A época eleitoral me dá calafrios... volta e meia ouço, e sei que muitos outros pensam igual, 'votar no menos pior', antes ganhar as eleições um candidato da 'direita' que ganhe um da 'esquerda' e já que os da 'esquerda alternativa' não têm muita chance mesmo, então não vamos deixar mole pra direita ocupar o poder. Entendo que vivemos numa democracia e isso faz parte, pelos menos em nossa realidade de democracia, aqui se deveria abrir mil e um parênteses, referentes a conceitos de 'direita', 'esqueda', 'democracia', mas no momento não vêem ao caso, o que importa é que fico extremamente triste e preocupada com a idéia de que é melhor votar no menos pior, até quando vamos aceitar o menos pior?

Em tempos de esquerda no poder quanta merda tá acontecendo, desculpe a palavra, mas é MERDA mesmo, não tô dizendo que antes era bom, mas é só ver todos os problemas legais (o que não é nada legal diga-se de passagem) em relação à legislação ambiental e o desprezo a tantos outros setores, ok, alguns avanços foram feitos, mas não quero ficar medindo para ver qual governo fez a MERDA maior, a questão é que se fez MERDA, não serve.

Não estou querendo dar uma solução para isso, até tenho uma, mas os resultados são a longo prazo e ninguém se interessa por isso, as pessoas querem o melhor hoje, não se importam em plantar algo bom hoje se é só para daqui muitos anos outras pessoas colherem os frutos.

Mas quero dizer que esse 'votar no menos pior' levamos para a nossa vida, em outras situações, o meu emprego não é bom, mas não é tão ruim, então vou continuar nele; meu/minha companheirX não me trata muito bem, mas trata melhor do que os outros já trataram, então vou continuar; eu poderia fazer melhor o que faço, mas já fiz pior, então vou continuar assim; é muito frustrante, nos apegamos apenas ao que está perto, fechamos os olhos para o que está além, mais distante, mas está lá e pode ser alcançado, podemos ser melhores, podemos ter pessoas melhores ao nosso lado e podemos ter uma sociedade melhor, se percebemos que o limite não é o do nosso olhar.

O voto nulo vai além do debate de anular ou não uma eleição, votar nulo é dizer não ao pior, ao menos pior, é negar o sistema vigente que se chama democracia, mas que não é justo nem igualitário com Xs seus/suas cidadãos/cidadãs. O voto nulo é um começo...

Postagens mais visitadas deste blog

Porto Alegre - Laguna (Santa Catarina) parte 1

Porto Alegre - Uruguaiana rumo à Córdoba (Argentina) - parte 3