Algumas coisas me atormentam deveras, situações bastante pontuais, mas de que adiantaria eu apenas desabafá-las aqui, já que tudo tem um porquê, a situação que me atormenta certamente não está desvinculada de tantas outras coisas que vivemos e existem.

Já que esse blog tem a pretensãozinha de criar algumas teorias a partir das percepções e consequentes reflexões sobre as mesmas, não mudo, mas complemento, uma de minha teorias expostas aqui, sobre a falta de consideração, apesar de ter dado alguns exemplos mais cotidianos, acredito que seja um problema planetário, não apenas em relação ao espaço, mas também ao tempo, ele se insere num contexto ainda mais calamitoso, porém, teorizado pelo pelo excelentíssimo que, diga-se de passagem, não é à toa que também cria suas teorias. Sendo assim, posso fazer dela minha também, pois concordo em número, gênero e degral :)

Então, o problema que vivemos hoje é o chamado 'crise de percepção'. Ou seja, de forma curta e grossa, as pessoas não entendem nada e ainda querem opinar! Sendo menos curta e grossa, posso medir as minhas palavras e dizer que, hoje em dia, em meio a tantas informações, ainda mais as pessoas que vivem nos grandes centros urbanos (lê-se cidades grandes intoxicadas de pessoas), e apesar de todos os meios que comunicação que dispomos, iPad, iPed, iPod, iPud, tables (se fossem tabletes de chocolate seria melhor), MP3, MP4 (acho que esses nem contam mais porque são ultrapassados), yogurte, faceblock e twittermala - odeio muito tudo isso, enfim, não adiantam de nada pra entender coisa alguma! ah, nem mesmo um celular que até internet tem (eu sou da época que internet quem tinha era computador - bons tempos.)

A nossa maldita geração de alta tecnologia não sabe mais perceber, sentir e agir, pois para isso não é suficiente uma única teclada. As informações atravessam fronteiras, mas cada vez mais 'capengas', 'infundadas', 'mentirosas', e as pessoas engolem, pois estão mais preocupadas com as teclas que devem apertar para o seu mundo funcionar. Na real não era bem isso que eu tava pensando em falar, mas é que é tão bom falar mau da vida moderna.

A 'crise de percepção' ultrapassa a crise da modernidade, é um problema de ver as coisas mesmo, quase um problema clínico; achar que é expert em um assunto porque deu uma breve olhada na situação. Os acadêmicos, aliás, adoram fazer isso, escrever páginas e mais páginas sobre a vida alheia sem ter, ao menos, vivido ela um único dia. A 'crise de percepção' também é comprovada quando, pelo seu modo de agir, as pessoas valorizam coisas que afirmam de pé junto que não são importantes para ela, dizendo ao contrário do que está estampado em suas bochechas, coisas que vão além das nossas pequenas contradições diárias das quais temos consciência - essas não contam.
 

Postagens mais visitadas deste blog

Porto Alegre - Laguna (Santa Catarina) parte 1

Porto Alegre - Uruguaiana rumo à Córdoba (Argentina) - parte 3