Porto Alegre - Córdoba (Argentina) - parte 1

A experiência de conhecer Buenos Aires em janeiro de 2010 foi tão boa que resolvemos nos aventurar pelo interior da Argentina dessa vez, em fevereiro de 2013, nem tanto no interior, porque a cidade escolhida foi Córdoba, a segunda mais populosa e a mais extensa, segundo nossa amiga Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3rdova_(Argentina)).

Localizada mais ao norte do país e perto da região das Misiones, Córdoba foi um dos centros jesuíticos do país, o que é possível confirmar pela quantidade de igrejas que existe na cidade, em especial, a dos padres jesuítas, que chegaram catequizando os índios e roubando a sua cultural... enfim! Mas isso não parece problema para a população, como aqui também não parece ser, pois foram os jesuítas que fundaram a primeira universidade do local e blá blá blá.

Mas toda essa carga religiosa é contrastada, atualmente, pelo fato de Córdoba ser uma cidade universitária e, por consequência, o local apropriado para se divertir. Nas regiões centrais não é um bar a cada esquina, são dois (!!!) além da cidade funcionar 24 horas, sendo que depois de ir para a festa e sair de lá na madrugada é possível ainda encontrar padarias e outros estabelecimentos abertos, o que eu acho algo extremamente importante, de primeira necessidade!

É possível fazer algumas comparações com Porto Alegre, pois Córdoba também possui um corpo d'água que corta a cidade, a Cañada, que ao contrário daqui parece ser muito mais limpo, mas que de forma igual quando chove o seu volume e velocidade aumentam assustadoramente. Diferente de Buenos Aires, onde tudo parece "tranquilo e sereno" como na música do grupo Afoxetal (https://www.youtube.com/watch?v=OrQhWhp7-uQ), e parecido com a capital gaúcha, Córdoba é barulhenta, as pessoas estão sempre com pressa e não pagam para buzinar, embora tenha ruas largas e o trânsito deveria fluir. Embora Porto Alegre seja extremamente barulhenta, mudei um pouco minha opinião depois de conhecer essa parte da Argentina.

Como nos hospedados em um apartamento justamente na rua da Cañada, uma das mais movimentadas, é claro que dormir não foi uma das melhores coisas, por outro lado, estávamos perto de tudo e em nenhum momento tivemos que usar transporte para nos deslocar (a não ser para a rodoviária, pois ela não fica muito centralizada).

Outro aspecto marcante da cultura cordobenha é a bebida chamada fernet (http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernet), que é comum em toda a Argentina, embora em Córdoba ela seja extremamente popular, é um tipo de biter, que se bebe com aquele refrigerante altamente difundido por todo o mundo, que tem um nome que eu prefiro não escrever, mas se você ficou na dúvida basta ouvir a música do cantor Papo que homenagea o fernet (http://www.youtube.com/watch?v=1gmJ-psuZyg), que nos seus primórdios foi usado como remédio pra cólera.

Na próxima postagem, um guia prático com os pontos turísticos de Córdoba para quem quiser tomar muito fernet!

Postagens mais visitadas deste blog

Porto Alegre - Laguna (Santa Catarina) parte 1

Porto Alegre - Uruguaiana rumo à Córdoba (Argentina) - parte 3