Dicas de viagem para o Uruguai

A primeira dica de viagem para seguir rumo ao Uruguai é ir ao Uruguai! Além de perto, o que significa custos reduzidos, o país conta com muitas opções de viagens e um povo muito acolhedor. Ao menos é essa a impressão ao visitar o litoral do país vizinho. Para quem deseja pipocar e conhecer as praias uruguaias a dica é ir de ônibus até o Chui e de lá pegar os ônibus intermunicipais que são frequentes e baratos.

Quem tem carro também pode aproveitar essa comodidade, conheço muitas pessoas que já foram de carro para o Uruguai e gostaram da viagem, mesmo assim, é preciso conferir quais as exigências para viajar no país vizinho, como a tal da carta verde, no site do Detran do seu estado é provável que você vá encontrar essas informações.

Quem vai comprar passagem de Montevideo ou outra cidade uruguaia direto para o Brasil é também importante sempre se dirigir ao posto policial na fronteira e pedir uma autorização para entrar no país, ou seja, um visto. Como fomos até o Chui, atravessamos a fronteira a pé (lá basta atravessar uma rua para chegar ao Chui uruguaio) e na volta fizemos o mesmo (mas ao contrário), não precisamos do visto, mas soubemos que outras pessoas sim.

Tudo isso é legal não deixar "passar batido" assim evita problemas, estresses desnecessários e possíveis multas. Como fomos pipocando pelas cidades do litoral, sem saber bem o dia que chegaríamos a cada uma, não fizemos reservas antecipadas em hotéis e como era verão levamos a barraca que nem usamos muito, mas que sempre é uma opção mais barata e prática na hora de parar em cada local.

Mesmo em cima da hora conseguimos hospedagens, mas se a ideia é ficar vários dias em um mesmo lugar e no caso de saber o dia da chegada na cidade não custa nada se prevenir e reservar antecipadamente, com a Internet, hoje em dia, isso é muito fácil. Outras dicas para viajar ao Uruguai consistem naquelas mesmas de sempre: andar com mapa turístico em mãos, fazer o city tour quando a opção turística existir na cidade e aproveitar o máximo possível.

Abra o paladar para novos sabores, vá em locais com visual que tenha a cara do país e nem ouse ir a lojas e restaurantes de rede, já que sempre são iguais. Mesmo sem saber falar o espanhol é possível ter uma viagem sem imprevistos, claro que entender um pouco vai ajudar, mas os uruguaios são muito solícitos e ao menos no litoral por ser uma região mais turística é fácil pedir informações e entender as respostas.

Outra dica é sempre estar com a sua máquina fotográfica em mãos e não precisa deixá-la pendurada no pescoço como alguns turistas fazem e depois reclamam que são roubados, quem não ostenta não tem porque se preocupar. Essa dica vale para qualquer turista em qualquer lugar, embora no Uruguai tudo foi muito tranquilo em relação à segurança.

Confira mais algumas imagens de Montevideo:

montevideo

planetario

monumento rua

estatua montevideu

Postagens mais visitadas deste blog

Porto Alegre - Laguna (Santa Catarina) parte 1

Porto Alegre - Uruguaiana rumo à Córdoba (Argentina) - parte 3