Porto Alegre - Cambará do Sul - RS

Conhecer Cambará do Sul, no interior gaúcho, era uma vontade antiga e depois de perder algumas oportunidades, finalmente fomos ao encontro dos canyons, no nordeste do Rio Grande do Sul, a 185 km de Porto Alegre e quase na fronteira com Santa Catarina. Na cidade, os pontos turísticos mais conhecidos são os famosos canyons, que compõem o Parque Nacional dos Aparados da Serra, entre os mais visitados estão o Itaimbezinho e Fortaleza.
Para essa viagem, fomos a nossa terra natal, Caxias do Sul, onde nos encontramos com um casal de amigos e de carro seguimos ao nosso destino. Em geral, as pessoas vão para Cambará do Sul de carro ou de excursão com vans e ônibus, pois de ônibus intermunicipal fica difícil visitar os canyons, que são afastados do centro da cidade. Por outro lado, a opção de hospedagem é ampla, muitas delas com aquele clima de campo maravilhoso.
No entanto, as hospedagens também são distantes do centro, então, mais uma dificuldade para os mochileiros, mas nada que uma carona (e muita sorte) não resolva. A melhor época para conhecer o parque nacional é no inverno, porém, mesmo com o frio comum da região, a vantagem é que nessa época chove menos e há menos nebulosidade, favorecendo a visibilidade dos canyons. Então, é só se agasalhar.
Nós pegamos o fim do inverno, em setembro, senão me engano, e isso já foi há alguns anos, talvez 2008. Como estava chovendo na viagem de ida, mesmo frio, no dia da visita ao canyon as temperaturas foram às alturas e ficamos apenas de camiseta, com o azar de quase ter pego um dia nublado, mas no fim tivemos muita sorte.
A viagem foi inesquecível, o local onde nos hospedamos é distante da região central, oferece passeios à cavalo (o que não se pode deixar de fazer ao visitar a cidade, pois em vários locais o passeio está disponível). A pousada é numa casa antiga, no estilo colonial, que preservou as suas características, assim, os quartos são amplos, com chão de madeira, e o café da manhã na sala grande, com retratos de família, como se fôssemos visitas.
Conhecemos apenas o canyon Itaimbezinho, o mais turístico entre os demais, sendo que até possui uma trilha mais "urbanizada", porém, a melhor entre as trilhas é pelos canyons, nas alturas, da onde se tem as mais belas vistas. Ainda pretendemos conhecer o canyon Fortaleza, que também é bastante visitado pelos turistas, e o Malacara, um dos mais selvagens e com pouca estrutura para receber visitantes.
Confira as fotos:

Igreja na região central de Cambará do Sul






