Porto Alegre - Santa Catarina

Quem já foi para algumas das praias de Santa Catarina deve concordar comigo que elas são alguns dos melhores destinos para aproveitar um dia de sol. Embora conheça pouco o litoral nordestino brasileiro e isso quer dizer que não posso dizer que as praias catarinenses são as melhores do país, Santa Catarina é sempre uma boa opção para quem gosta de praia, mar, sol e muita vegetação.

Infelizmente, as minhas experiências no litoral catarinense sempre foram muito fugazes, nunca duraram mais do que um final de semana e, por isso, talvez sempre fique aquela sensação de quero mais. A não ser em 2007, quando passamos uns 10 dias, no litoral sul do estado. Mesmo que Floripa pareça ser mais atraente, já que é possível conhecer muitas praias e outras belezas naturais graças a sua proximidade uma com as outras, Garopaba e suas praias vizinhas tem o seu valor.

Por ser uma praia um pouquinho maior, Garopaba conta com mais opções de camping, sempre as hospedagens mais baratas, e mesmo algumas pousadas com bons preços. Além disso, quem estiver viajando de ônibus também não fica sem conhecer as praias ao redor, pois diariamente saem ônibus para o Siriú, Gamboa, Guarda do Imbaú, da Silveira, Ferrugem, do Rosa e tantas outras e não há uma que não valha conhecer.

Para chegar até lá, o ônibus é também a melhor opção, sendo o ideal sempre organizar um roteiro antecipadamente, ainda mais se a vontade é de conhecer diferentes praias, e comprar as passagens com antecedência, pois se deixar pra cima da hora, ainda mais na alta temporada, a viagem pode atrasar alguns dias. Quem gosta de dar uma de mochileiro deve saber separar apenas o necessário, para não encher a mochila, tampouco esquecer de alguma coisa.

A dica é preparar uma lista com o que não pode faltar em uma viagem, ainda mais quando a ideia é acampar no destino. Aos poucos, se acrescenta à lista o que falta e depois de algum tempo, às vezes, é preciso perceber a falta que um item faz na hora, para depois lembrar de acrescentá-lo à lista, ela estará super completa. Levar só o necessário em uma viajam é uma ação que também se aperfeiçoa com o tempo, é normal carregar peso inútil para depois perceber que não era preciso.

Já as passadas por Floripa foram curtas mesmo, além de um fim de semana durante a infância, passamos o ano novo em 2009, quando visitamos ou revisitamos a pequena e calma Daniela e a badalada porém deliciosa Jurerê, além de uma pequena e encantadora praia, fora da ilha, chamada Palmas. Já neste ano, 2012, voltamos à ilha, para visitar um amigo, e ficamos na cidade mesmo, porém, a facilidade com que pudemos ir a algumas praias faz a gente querer morar lá.

É possível pegar um ônibus urbano e em pouco tempo chegar a belos cenário, como na praia da Mole, Galheta, Barra da Lagoa, da Conceição, Matadeiro e Naufragados. Aquele desce e sobre de ônibus faz penar que se está à quilômetros dos centros urbanos, sendo que eles logo estão ali. Alguns bairros de Florianópolis também são propícios para quem quer pensar que está morando no interior, aquele clima ameno e calmo é muito bom. É o lugar para voltar em breve.
litoral catarinense

praia florianopolis

praia galheta

florianopolis santa catarina

praia mole floripa

praias florianopolis

praia floripa, santa catarina

praia lagoa da conceição

lagoa da conceição turismo litoral catarinense

passeio barco praia lagoa conceiçao

litoral floripa santa catarina

santa catarina naufragados

florianopolis

lagoa conceição

Postagens mais visitadas deste blog

Porto Alegre - Laguna (Santa Catarina) parte 1

Porto Alegre - Uruguaiana rumo à Córdoba (Argentina) - parte 3