
Conhecer Córdoba, no norte da Argentina é, principalmente, para quem deseja ter férias ou fazer um passeio bem agitado, ainda mais se for do tipo que quer conhecer tudo o que o local visitado oferece. A não ser que a ideia seja visitar o interior de Córdoba, a sua bela paisagem serrana conta com muitas cidades pequenas que podem oferecer alguns dias de descanso.

Mas isso não será ofertado a quem se hospedar no centro urbano. Como a maioria dos pontos turísticos, entre eles, museus, igrejas, praças, parques, restaurantes e demais atrações se localiza na região central, se hospedar nas ruas movimentadas é a melhor opção. Além dos hostels, uma opção barata para se hospedar em Córdoba, ainda mais se você estiver com mais pessoas, ou mesmo em casal e gostaria de privacidade, mas sem gastar tanto como em um hotel, e ter ainda mais liberdade, inclusive, para preparar suas refeições, sites como
Airbnb e
Zukbox são formas de alugar a distância um apartamento na cidade argentina.

Esses sites também são úteis na hora de viajar para muitos outros lugares ou mesmo para você que tem um apartamento, casa ou quarto e gostaria de colocá-lo à disposição para visitantes de sua cidade. Não precisa ser uma empresa ou imobiliária para oferecer o serviço de aluguel. Já para ficar ainda mais pertinho das atrações noturnas - os numerosos bares da cidade - a dica é se hospedar no bairro Güemes.
Quanto à chegar à Córdoba, ao menos quem está no sul do país, uma passagem aérea pode sair mais caro do que o esperado, pois os voos vão para a capital Buenos Aires e depois seguem para Córdoba. Então, custam muito mais do que um voo para a capital argentina, que pode ser adquirida por preços muito baratos, ainda mais se os bilhetes foram comprados com antecedência.

Assim, ir de ônibus pode ser a melhor opção, porém, apenas para quem não se importa em ficar dentro de um ônibus, a viagem direta para Córdoba saindo de Porto Alegre é de 23 horas aproximadamente. Outra dica é aproveitar e parar em outras cidades, como fizemos, no caso de querer conhecer o que está no caminho, pois assim uma viagem de quase um dia inteiro se divide em várias menores, o que é menos cansativo.

No entanto, essa foi a situação pesquisando os preços no final de 2012 para uma viagem no início de 2013. Agora, em metade de 2013, se organizando para o final do ano ou para início de 2014, a situação parece mais flexível, embora sejam voos bastante longos com uma ou duas paradas, os preços das passagens aéreas estão mais baixas, isso pode ser um reflexo da Copa no Brasil 2014, então, nada melhor do que aproveitar esse momento.

No entanto, quem busca o ar bucólico de Buenos Aires ao visitar Córdoba pode se decepcionar, lá o ritmo é frenético e pouco lembra a capital argentina, a não ser em termos financeiros, que para os brasileiros sai muito em conta na hora de comprar, não apenas futilidades, mas passagens de ônibus, alugar apartamentos e sair para comer ou para se divertir!
Para dar uma geral na cidade logo que chegar, faça o city tour com o ônibus turismo e saiba onde fica o que e quais os locais que vale a pena voltar para uma visita mais detalhada. Para saber os horários e local do ônibus turismo e da localização dos pontos turísticos, assim que chegar na rodoviária, procure o quiosque do turismo onde é entregue um mapa bem completo (o que deve ter no aeroporto também). Vá preparado para caminhar, calçados confortáveis e nem se preocupe em pegar ônibus ou táxi, a não ser quando chegar na cidade, o que vale muito a pena, pois estando cheio de malas, o melhor é aproveitar o preço baixíssimo que sai uma corrida.

Porém, do mais, é tudo muito perto e melhor do que dar uma de turista e apenas ir aos pontos turísticos é caminhar pelas ruas e conhecer as pelucidades da cidade, comprar bebidas baratíssimas no mercado (fernet e as cervejas Córdoba e Quilmes), experimentar o pancho, o chorí e o sorvete local. Ah e roupas frescas, faz muito calor por aquelas bandas!