Porto Alegre - Córdoba (Argentina) - parte 7

Enfim, os museus, eles são muitos em Córdoba, inclusive os de arte sacra que preferimos não visitar, já bastando a arte sacra (igrejas) que existem em cada esquina. Por isso, demos prioridade à arte moderna e histórica encontradas em outros museus da cidade Argentina.

Este é o Palácio Ferreira - Museu Superior de Belas Artes Evita nele está um grande acervo de obras de artes, com exposições permanentes e itinerantes, mas o melhor encontramos no final: no subsolo, quando fomos aos sanitário, é ali a galeria com as obras mais interessantes. Além de estarem quase escondidas, parece um depósito, tudo meio amontoado.

Esta é apenas a fachada do Museu de Belas Artes Emilio Caraffa, pois a entrada é na lateral, onde a construção ganha ares modernos. O museu tem vários andares, com arte "bem" moderna (se é que você me entende).
Este é o Cabildo Histórico de Córdoba e, assim como o Cabildo de Buenos Aires, conta a história da cidade, através de relatos escritos, peças de vestuário, documentos, móveis, etc. Como é mantido pelo governo, diferente de outros museus, está bem descuidado, a sua coleção é simplória, mas só pela construção vale a pena entrar. O prédio é grande, mas ali também funcionam alguns órgãos do governo.



O Museu Genaro Pérez fica em uma casa no estilo colonial, os pisos devem ser originais em um dos cômodos e fazem "crac cra crac". Esculturas belíssimas, arte "bem" moderna, em especial, de artistas cordobenses. Além disso, ao se aproximar demais de uma das obras para observá-la melhor, um sinal é emitido, são os alarmes que soam, isso porque não existem funcionários, apenas um guardinha, uma boa forma de reduzir gastos (ironia).


estação meteorologica
Talvez o mais interessante e também mais empoeirado museu seja o de Meteorologia, não encontrei um site com informações, e achamos o local por acaso, quando procurávamos o Planetário de Córdoba, onde pudemos ver a lua e conhecer o local, que também possui um Museu  (que não temos fotos).
museu da meteorologia


primeira estação meteorologica argentina

Só agora me dei por conta que não fotografamos a fachada do Museu de Ciências Naturais, em forma de espiral, ali encontramos peças que remetem à história desde os tempos do big bang, passando pela época dos dinossauros, até a nossa flora e fauna, planetas, etc. É muito didático e completo.

Para mais informações sobre os museus de Córdoba, este site oferece mais alguns dados. Já sobre o Cabildo, mais aqui e sobre o Genaro Pérz aqui. A respeito do Planetário veja aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Porto Alegre - Laguna (Santa Catarina) parte 1

Porto Alegre - Uruguaiana rumo à Córdoba (Argentina) - parte 3